Objetivos, Metas e o Método SMART

As poderosas metas SMART

Se você deseja chegar a qualquer lugar específico, você precisa de Objetivos e Metas, pois elas serão o seu guia, é para elas que você deve olhar para saber a onde você está. Isso serve tanto para pessoas, negócios, projetos, empreendedores, organizações, ou seja, qualquer coisa!

Muitas pessoas tem sonhos e visões sobre como deveriam ser suas vidas, mas não fazem esforço algum para tornar esses sonhos uma realidade. Muito negócios seguem no mesmo caminho.

É necessário traçar objetivos a serem alcançados e definir metas para que seja possível mensurar os seus avanços. Através de suas ações as metas definidas são concretizadas, e assim, é possível atingir os objetivos traçados e transformá-los em realidade.

Aplicado no Coaching

Na relação de coaching, o cliente define os objetivos e metas. Assim que o cliente definir uma meta, o processo inicia. Os esforços do cliente começam a ter um propósito, eles começam a ser mensurados. As opções se estreitam à medida que os sacrifícios são feitos e as etapas concluídas.

Todo o processo de coaching é baseado em metas e objetivos a serem alcançados.

Para atingir os objetivos definidos, deve haver clareza e passos específicos. Um dos mais conhecidos modelos de definição de metas é chamado S.M.A.R.T.

METAS SMART

Agora iremos entrar no processo S.M.A.R.T. Veremos nos exemplos as diferenças entre metas e objetivos.

Uma meta S.M.A.R.T deve ser:

S – ESPECÍFICA

Uma meta específica tem uma chance muito maior de ser realizada do que uma meta geral. Muitas vezes você pode simplesmente utilizar as perguntas do 6 “W” para obter uma resposta mais específica:

  1. [WhoQuem: quem está envolvido?
  2. [WhatO que: o que eu quero realizar?
  3. [Where] Onde: Identificar um local.
  4. [When] Quando: estabeleça um período de tempo.
  5. [Which] Qual: Identificar requisitos e restrições.
  6. [Why] Por que: razões específicas, finalidades ou benefícios da realização do objetivo.

Vejamos um exemplo:

  • “Eu gostaria de faturar bastante e ter um bom fluxo de caixa”.

O problema com este objetivo é que ele é vago e pode ser a combinação de dois objetivos.

  • “Eu gostaria de ter um faturamento de R$30.000,00 reais mensais com entradas semanais”.

Esse já é muito mais específico.

  • ““Eu gostaria de ter um faturamento de R$30.000,00 reais mensais com entradas semanais, até o dia 15 de Agosto”.

Esse último tem uma especificidade ainda maior. Nós temos o valor exato do faturamento desejado e uma data em que gostaríamos que ele fosse obtido.

M – MENSURÁVEL

Estabeleça critérios concretos para medir o progresso em direção à realização de cada objetivo que você definiu.

Quando você mede o seu progresso, você fica no caminho certo, você segue as datas definidas e experimenta a alegria da realização, que o incentiva o esforço contínuo necessário para alcançar o seu objetivo.

Isso ira fornecer algo muito importante, também com a letra “M” – a motivação. À medida que os prazos estão sendo definidos e as metas estão sendo atingidas, o progresso ira criar motivação. Assim, é possível sentir o avanço do processo.

  • “São 4 meses até o grande evento. Eu planejo ganhar 4 mil seguidores durante os primeiros 3 meses e mais 6 mil no último mês antes do evento”.

É possível medir o desempenho da execução dos objetivos.

A – ALCANÇÁVEL

Quando você identifica os objetivos que são mais importantes para você, você começa a descobrir maneiras de torná-los uma realidade. Você desenvolve as atitudes, habilidades e a capacidade financeira para alcançá-los. Você começa a ver oportunidades anteriormente negligenciadas para aproximar-se da conquista de seus objetivos.

  • “Eu quero reconciliar meu relacionamento com meu sócio que está distante de mim”.

Isso pode não ser possível dependendo do que está acontecendo na situação. Há uma série de fatores envolvidos nisso.

  • “Eu quero reconciliar minhas atitudes e ações em relação ao meu sócio que está distante de mim, estando junto a ele novamente ou não”.

Precisamos ser mais específicos, neste caso ele é alcançável, porque o objetivo está ligado unicamente ao sócio, ele pode escolher a maneira de como se relaciona com ele.

Mais algumas características de uma meta alcançável:

  • Deve ser possível realiza-lá;
  • Ela deve ser aceitável;
  • Ela deve ser orientada para a ação.

R – REALISTA

Para ser realista, uma meta deve representar um objetivo para o qual você está disposto e é capazes de trabalhar em seu progresso. Uma meta pode ser grande e realista; é você quem deve decidir o quão grande deve ser a sua meta. Mas certifique-se de que cada meta representa um progresso substancial.

Um objetivo grande é freqüentemente mais fácil de alcançar do que um pequeno, porque um objetivo pequeno exerce pouca força motivacional. Alguns dos trabalhos mais difíceis que você já realizou realmente parecem fáceis simplesmente porque eles eram um trabalho que envolvia amor.

  • “Eu gostaria de transformar minha empresa em uma empresa de vários milhões de reais em 12 meses”.

É específico, mas pode não ser realista dependendo de uma série de fatores.

O que são Metas x Objetivos
O que são Metas x Objetivos

T – COM TEMPO ESPECÍFICO

Uma meta deve ser fundamentada dentro de um período de tempo. Sem nenhum cronograma vinculado, não há sensação de urgência. “Algum dia” não funcionará. Mas se você ancorá-la dentro de um prazo, “até 1º de Julho”, então você começou a colocar as coisas em movimento para que o trabalho no objetivo seja iniciado.

Sua meta provavelmente é realista se você realmente acredita que ela possa ser realizada. Uma maneira adicional de saber se o seu objetivo é realista é determinar se você realizou algo semelhante no passado ou perguntar a si mesmo quais as condições necessárias para atingir esse objetivo.

Com cada meta que temos, perguntamos: “Há tempo suficiente para alcançar esse objetivo?”


Você já definiu suas metas? Já definiu as metas de seu negócio?

Essa definição é fundamental para o sucesso do seu negócio.

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