LEAN STARTUP – UMA VISÃO GERAL

Propósito, Espiritualidade e Negócios

LEAN STARTUP – UMA VISÃO GERAL

11 de novembro de 2019 Sem categoria 0
LEAN STARTUP – UMA VISÃO GERAL

Tenho o prazer de apresentar uma visão geral sobre A Startup Enxuta (The Lean Startup), que nos traz uma metodologia cientifica, uma nova mentalidade para a criação de produtos e serviços inovadores, baseada em um ciclo de feedback construir-medir-aprender. No meu ponto de visto a Startup Enxuta se tornará um livro clássico de administração e inovação, e para todos aqueles que buscam empreender e lançar novos produtos e serviços com sucesso, este se torna um livro de leitura obrigatória

Não considero a Startup Enxuta algo simples, fácil de entender e aplicar, mas é vital para quem busca o sucesso como empreendedor inovador, porque muda a maneira de olharmos e medirmos o sucesso de uma startup. A Startup enxuta é a ferramenta atual mais poderosa para o empreendedorismo, ela é muito mais uma mentalidade, do que um conjunto de regras. A Startup Enxuta se desenvolve sob diversas ideias prévias de administração e desenvolvimento de produto: manufatura enxuta, design thinking, customer development, desenvolvimento ágil. Representa uma nova abordagem para criar a inovação continua.

Introdução: O desafio do século XXI

Nossa capacidade produtiva superou muito a nossa capacidade de saber o que construir. A grande questão do nosso tempo não é: isso pode ser construído? Mas, isso deveser construído? Isso nos coloca na situação de que nossa prosperidade futura depender da qualidade imaginativa dos empreendedores e sua capacidade de transformar ideias em produtos e serviços que gerem real valor ao consumidor. O empreendedor, a inovação e a criação compõem o principal capital do século XXI.

A visão da Lean Startup:

Uma startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza. O Objetivo de uma startup é descobrir a coisa certa a criar, a coisa que os clientes querem e pagarão por, o mais rápido possível, enfatizando a interação rápida e a percepção do consumidor. Se você desenvolve algo que ninguém quer, não tem muita importância se você faz isso dentro do prazo e do orçamento.

Princípios:

  • Empreendedores estão em todos os lugares.
  • Empreendedorismo é administração.
  • Contabilidade para inovação.
  • Aprendizado validado.
  • Na startup não se sabe quem é o cliente e nem se existe valor no produto oferecido.
  • A startup é uma catalisadora que transforma ideais em produtos. À medida que os clientes interagem com os produtos, geram feedback e dados.
  • Os produtos da startup são experimentos, a aprendizagem sobre como desenvolver uma empresa sustentável é o resultado desses experimentos. Para as startups, tais informações são muito mais importantes que dólares, prêmios ou citações na imprensa, pois podem influenciar e reformular o próximo conjunto de ideias.
  • Existe em sua cabeça algo que você acredita ser um produto ou serviço com grande potencial, os elementos mais importantes para o sucesso desse produto ou serviço são chamados de atos de fé, eles devem ser testados para serem validados ou não, existem duas principais hipóteses que devem ser validadas:
    • Hipótese de Valor: É formulada para testar se o produto ou serviço de fato fornece valor aos clientes no momento em que o estão utilizando.
    • Hipótese de Crescimento: É formulada para testar como os novos clientes descobrirão um produto ou serviço.
  • Lotes pequenos no empreendedorismo: Ao reduzir o tamanho do lote, podemos atravessar o clico de feedback construir-medir-aprender com mais rapidez do que os nossos concorrentes. A capacidade de aprender mais rápido com os clientes é a vantagem competitiva essencial que as startups devem possuir.
  • O motor de crescimento é o mecanismo que as startups utilizam para alcançar o crescimento sustentável.
  • Cada plano de negócios começa com um conjunto de suposições. O plano traça uma estratégia que considera essas suposições verdadeiras e prossegue mostrando como alcançar a visão da empresa. Como não se demonstrou que as suposições eram verdadeiras, e, na realidade muitas vezes são falsas, o objetivo dos esforços iniciais de uma startup deve ser testá-las o mais rápido possível. O desafio do empreendedor é testar essas suposições sistematicamente. O segundo desafio, como em todas as situações do empreendedorismo, é realizar esses testes sem perder de vista a visão geral da empresa.
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O processo:

ciclo construir medir aprender

1) Construir

Baseado em suas ideia, no que você acredita ser um novo produto ou serviço promissor, é criado um MVP (produto mínimo viável), ele fara a interação com os clientes, é com o MVP que iremos percorrer o ciclo de feedback construir, medir, aprender.

Devemos estar dispostos a pôr de lado nossos padrões profissionais tradicionais para começar o processo de aprendizagem validada o mais breve possível.

Regra: elimine todo recurso, processo ou esforço que não contribui diretamente com a aprendizagem que você procura.

Esse MVP não precisa funcionar de maneira correta por de trás das cortinas, como no caso do Grupon, que gerava os PDF’s manualmente, sem sistema. Ou do Dropbox que tinha apenas um vídeo como MVP, pois a solução era complexa.

2) Medir

O maior desafio será determinar se os esforços de desenvolvimento do produto levarão a um progresso real. Para isso usaremos a contabilidade para inovação, uma abordagem quantitativa que nos permite observar se os esforços de ajuste do motor estão dando resultados. Isso possibilita a criação de marcos de aprendizagem, que são uma alternativa aos tradicionais marcos de negócios e produtos. Os marcos são úteis para avaliar o progresso de maneira precisa e objetiva.

Como funciona a contabilidade para inovação:

  1. Utiliza um produto mínimo viável para estabelecer dados reais a respeito de onde a empresa está naquele momento (baseline). Sem um quadro claro do status corrente – não importa a distância que se está do objetivo , é impossível começar a acompanhar o seu progresso.
  2. As startups devem regular o motor a partir da baseline na direção ideal. Isso pode exigir muitas tentativas. Após a startup fazer todos os ajustes e otimizações de produto possíveis para mover sua baseline rumo ao ideal, a empresa alcança um ponto de decisão.
  3. Pivotar ou perseverar.

As métricas devem ser acionáveis, acessíveis e auditáveis.

Regular o motor: todo desenvolvimento de produto, marketing ou outra iniciativa que uma empresa empreende deve ser direcionado para a melhoria de uma das forças motoras do seu modelo de crescimento. Ex: uma mudança no design de sucesso melhorar a taxa de ativação de novos clientes.

Rastreie suas métricas com frequência, aproximando o ciclo de feedback do desenvolvimento do produto.

Ferramentas:

  • Teste comparativo A/B
  • Kanban
  • Análise de coorte

3) Pivotar ou perseverar

Estamos fazendo progresso suficiente para acreditar que nossa hipótese estratégica original é correta ou precisamos fazer uma grande mudança? Ou seja, uma correção de curso estruturada, projetada para testar uma nova hipótese fundamental acerca do produto, da estratégia e do motor de crescimento.

PODE SER UM PRODUTO INCRÍVEL, QUE NINGUÉM VAI COMPRAR…

Não existe uma formula rígida para a tomada de decisão de pivotar ou perseverar, não há maneira de remover o elemento humano – visão, intuição, julgamento – da prática do empreendedorismo, nem isso seria desejável.

Cada pivô libera novas oportunidades para outras experimentações, e o ciclo se repete. Toda vez repetimos esse processo simples: estabelecer a baseline, ajustar o motor e tomar a decisão de pivotar ou perseverar.

Meu objetivo na defesa de uma abordagem científica para a criação das startups é canalizar a criatividade humana ara sua forma mais produtiva, e não há maior destruidor do potencial criativo que a decisão mal orientada de perseverar. – Eric Ries


Em outros posts abordarei com mais detalhes as diversas partes da Startup Enxuta, mas espero ter conseguido passar uma visão geral do que ela é, e da mudança de visão que ela nos traz.

Como sempre, peço que contribuam, corrijam erros, ajudem a melhorar o conteúdo. Um grande abraço, até a próxima.

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